Dermatologia Cirúrgica 

Pequenas Cirurgias  

Consiste na retirada de lesões de pele sob anestesia local, podendo ou não necessitar de fechamento com pontos. Pode ser realizada para:

Remoção de pequenas lesões de pele: cistos, lipomas, tumores benignos e malignos (câncer de pele), nevos (pintas), entre outras.

Correção de pequenas cicatrizes: cicatrizes alargadas e retraídas, quelóides, cicatrizes hipertróficas.

Correção de outros defeitos: lobuloplastia (correção de lóbulo da orelha), cantoplastia (correção cirúrgica da unha encravada)

Shaving  

Consiste na retirada de lesão cortando sua base paralelamente à pele, o que pode ser feita por meio de uma lâmina de bisturi ou tesoura fina e não requer o fechamento com pontos.

Na maioria da vezes é utilizada para o tratamento de pequenas lesões benignas como acrocórdons e pequenas ceratoses seborréicas.

Curetagem 

Raspagem realizada por meio de uma cureta que retira vários fragmentos da lesão da pele. Não permite a retirada de partes mais profundas da pele.

Pode ser usada por exemplo para remoção de molusco contagioso (infecção de pele frequente em crianças) ou pequenos tumores superficiais, associada a cauterização elétrica ou química.

Biópsia  

Consiste na remoção de um pequeno fragmento da pele para ser analisado no microscópio pelo patologista (exame histopatológico) e auxiliar no diagnóstico clínico.

Pode ser retirada parte da lesão (biópsia incisional) ou toda a lesão (biópsia excisional). Pode ser feito através de uma pequena cirurgia, shaving, curetagem ou punch (pequeno cilindro cortante que pode remover uma amostra mais profunda da pele, até o subcutâneo). 

Crioterapia (Nitrogênio líquido)

Também chamada de criocirurgia é um processo que utiliza o frio como método terapêutico. 

O nitrogênio líquido, a uma temperatura de -195,8C, é o produto mais comumente utilizado para o congelamento das lesões. O resfriamento rápido da pele prova morte e destruição celular.

Pode ser usado para tratamento de diversas lesões cutâneas, como verrugas virais, ceratoses actínicas, entre outras.

Eletrocoagulação 

Também chamada de eletrocirurgia, é o método que utiliza o bisturi elétrico, que ao produzir  eletricidade e calor destrói a lesão cutânea. Pode ser utilizado para diversas lesões, na maioria das vezes benignas, como ceratoses seborréicas, hiperplasias sebáceas, siringomas, entre outras. 

Cauterização Química

Consiste na aplicação de uma substância cáustica ou ácida para destruir uma lesão de pele. Pode ser usada para o tratamento de diversas lesões cutâneas como verrugas virais, melanose solares, ceratoses actínicas, entre outras.

Desbastamento 

Consiste na retirada de lesões com lâmina de bisturi através de raspagem. Muito utilizada para o tratamento de calosidades e verrugas plantares.

Desbridamento

Consiste na remoção de tecidos mortos ou necrosados. Na maioria das vezes é realizado para melhorar a cicatrização de feridas.

Infiltração intralesional

Consiste na injeção de medicamentos diretamente dentro de uma lesão cutânea com finalidade terapêutica.Indicações comuns são o tratamento da alopécia areata e quelóides.


Agende já sua Consulta

CLÍNICA BRASÍLIA - ASA SUL
Vitrium Centro Médico
Endereço: SGAS 614, lote 99, sala 121 L2 Sul - Ao lado da faculdade IESB Asa Sul, Brasília - DF
(61) 99961-1526

AGENDAR CONSULTA WHATSAPP